h1

Crianças das Américas

Talvez por manter uma atitude de atenção e res-peito para com as pessoas, gosto muito de fotografá-las também, sendo o retrato um dos temas favoritos do meu trabalho, principalmente retratos de crianças! Em geral, elas são mais bonitas e mais espontâneas diante da câmera do que os adultos.

 Nos Estados Unidos, fiz amizade com um casal de professores primários de uma escola na periferia de Syracuse. Convidado para um pic-nic que juntou as duas turmas, tive a oportunidade de fotografar essas crianças americanas. Reveladas as fotos, percebi nesses rostos a presença nítida de representantes de, pelo menos, cinco dos muitos grupos raciais ou etnias que compõem a sociedade americana: anglo-saxões, judeus, negros, orientais e latinos.

img003

 J. Albano13

JA. criancas Mundo09

De volta ao Brasil, fotografando crianças na periferia de Fortaleza, descobri também, apesar da miscigenação mais frequente no nosso país, representantes dos três grupos raciais mais importantes na formação do povo nordestino: índios, portugueses e negros, com “pitadas” ainda de franceses e holandeses que também deixaram suas marcas por aqui.

JA. Criancas negativo lavado7

 

JA. Criancas negativo lavado8

Algumas das nossas crianças apresentam misturas raciais com resultados estéticos surpreendentes!

Em 1974, reuni essas fotos numa exposição que chamei “Crianças das Américas”, intencionalmente misturadas aqui. Deixo a vocês a tarefa de detectarem suas origens na análise de cada um desses rostinhos que tanto me encantaram.

Um comentário

  1. Maravilha, estão lindas, Parabéns…



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: