h1

Alternativos

Nas comunidades alternativas espalhadas pelo Brasil, os residentes vivem com simplicidade, plantando e preparando o alimento, criando e educando seus filhos e construindo suas próprias casas em contato íntimo com a natureza. São essas comunidades, afiliadas ou não a religiões ou movimentos filosóficos, que abrigam anualmente encontros para a troca de experiências e informações sobre ecologia, saúde, projetos comunitários, sementes, receitas vegetarianas, artesanato e a celebração do seu estilo de vida. Durante uma semana, cerca de 500 participantes, entre homens, mulheres e crianças, acampados em clima totalmente informal, cooperam nas tarefas comunitárias, aprendem e ensinam, participam de vivências terapêuticas como massagem, meditação e yoga, se divertem com artes como a música, a dança, o canto e o teatro, fazem artesanato e esportes como a capoeira e o futebol.

 caracol detalhe

Para mim, fotografar esses encontros se tornou uma obra de amor. Vivencio a dificuldade de me dividir entre participante e observador e também a dificuldade de controlar minhas emoções, pois várias vezes tive o visor da câmera embaçado pelas minhas lágrimas…  Outro tipo de emoção é registrar, ano a ano, o crescimento das crianças: algumas que fotografei quando ainda eram bebês são agora adolescentes ou jovens adultos.

 opaco05

Ir para os encontros, com a missão de fotografar, tem me dado também a oportunidade de conhecer belos recantos desse imenso Brasil que percorro, quilômetro a quilômetro, na minha velha motocicleta, enfrentando as intempéries… Essas viagens são também uma desculpa, um pretexto para me arrancar das rotinas e exigências do mundo moderno onde tenho que trabalhar para sobreviver. Sair de moto pelas estradas, acampando na minha barraca, no que parece ser uma viagem de férias, fica melhor aceito quando digo que estou viajando a serviço… E a serviço estou mesmo! A serviço de uma nova proposta de vida que estou registrando com a minha câmera, meu olho e minha alma.

Virgìnia amamentando Vital

Anúncios

2 comentários

  1. QUE COISA MARAVILHOSA…… TANTO SEU TRABALHO FOTOGRÁFICO …. COMO AS COMUNIDADES. Há muito que desejo conhecer estas comunidades e talvez até passar a viver como eles. Sempre foi este um grande desejo meu, desde que fui criança… mas cheguei a imaginar que isso não existisse e que apenas fazia parte do meu imaginário.
    Hoje seu trbalho me deu novas expectativas e me trouxe muita esperança…
    Por se possível, entre e contato comigo:
    rosiana_stopa@yahoo.com.br….
    Ficarei mensamnte feliz…

    OBRIGADA E PARABÉNS……………. VOCê COM CERTEZA É UMA PESSOA SENSÍVEL E EXTREMAENTE BELA….


  2. […] Uma experiência incrível! Já havia lido sobre ele, as viagens de moto e as fotografias das comunidades alternativas pelo Brasil, inclusive o Rafael Lage já havia me dito que conheceu ele num encontro do […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: