h1

O Livro: onde comprar

capa_livro_jose_albano

O livro José Albano – 40 Anos de Fotografia está à venda

pelo site da Terra da Luz Editorial ou nas livrarias,

em Fortaleza:

– Livrarias Saraiva e Cultura

em São Paulo:

– Livraria da Vila: Alameda Lorena, 1731 – Jardins   Tel.: (11) 3062-1063

_________________________________________________________

Texto em defesa do projeto de um livro sobre os 40 anos de carreira do fotógrafo José Albano, apresentado à SECULT, por ocasião do Edital “Prêmio Chico Albuquerque”, em 2005

1966 – 2006. Quarenta anos me separam da primeira foto que fiz… São quarenta anos de dedicação a uma forma pessoal de ver, de reagir, com uma câmera na mão, ao mundo que me cerca, quarenta anos de disciplina e cuidados na composição dos elementos que ocupam o espaço da foto e no apuro técnico, mas tudo orientado pela crença de que o conteúdo das imagens é sempre mais importante do que a forma ou o processo. Para mim, a técnica deve estar sempre a serviço da imagem real. Talvez por isso, não faço uso dos efeitos especiais provocados por filtros coloridos, filmes inadequados, objetivas de comportamento irreal, tratamentos químicos para alterar resultados. Persigo o ideal de ter a minha fotografia o mais próximo possível da vida, o mais próximo do melhor que a vida tem a mostrar. Nas minhas fotos, procuro sempre fazer o casamento entre a realidade e a beleza.

E se é verdade que, mesmo tendo feito milhares de fotografias, um fotógrafo fica conhecido somente por algumas imagens – suas fotos antológicas – então é certo que, no meu caso, aos 61 anos de idade, na sua grande maioria essas fotos já estão feitas. É tempo, pois, de editar esse trabalho, tempo de pinçar essas imagens das gavetas do grande arquivo que resultou de todos esses anos de atuação.

Mas, se são muitas as fotos, são poucos os temas: Ceará, Brasil, Estados Unidos, Europa – impressões de viagem; crianças, dentre elas os ensaios sobre as crianças da periferia de Fortaleza, os “Albanitos”, meninos do meu bairro em particular, as crianças Tapeba de Caucaia, a história da Emília, minha filha única, personagem de um ensaio que continuará enquanto formos vivos; o Movimento Alternativo, mostrado nas visitas às comunidades e nos festivos encontros anuais; a alternativa construção em taipa da minha casa/estúdio; alguns retratos de amigos e parentes; algumas fotos soltas, de tema indefinido… (E não estou incluindo aqui as muitas fotos feitas para a indústria e o comércio, arquitetura, turismo, eventos culturais – trabalhos usados em publicações diversas ou em campanhas publicitárias – “arte fortográfica aplicada” como dizia o mestre Chico Albuquerque.)

E o fio condutor desse grande trabalho de edição deverá ser o mesmo fio condutor seguido na elaboração de cada foto: a emoção. E nem é só um fio mas sim um “comboio de cordas que se chama coração” como diria o Fernando Pessoa.

E o objetivo é poder transmitir toda essa emoção para o público através de uma edição bem cuidada, um livro bem desenhado, bem impresso, que garanta a essas imagens a penetração no presente e a permanência no futuro.

José Albano

____________________________________________________________

O projeto Obra em Revista tem como foco principal apresentar a trajetória de um autor, fazendo dele o guia de sua própria obra. É o que caracteriza este livro. O que se tem aqui é o lançamento de uma coleção que publicará nomes dos mais diversos segmentos da arte que, em conjunto com a curadoria, tem a tarefa de indicar o que consideram de melhor em seu trabalho, colaborando de forma indiscutível para a construção e manutenção da memória das expressões artísticas contemporâneas.

José Albano abre essa série. Em um percurso de mais de 40 anos, tornou-se um marco na história da fotografia cearense. Como um mestre compõe suas imagens e com muitos compartilha generosamente conhecimentos nesta arte, acolhendo a todos em sua casa-estúdio. Imagens de seu portfólio já foram expostas em museus e galerias do Brasil e do mundo e ganharam notoriedade em diversas publicações. O interesse em atividades voltadas para a ecologia sempre ocuparam lugar no seu dia-a-dia. De uns tempos para cá a confecção e difusão de um modelo de forno solar tem lhe rendido convites a ministrar cursos e oficinas, inclusive fora do país. Não faltaram motivos para que a importância de sua obra e suas experiências de vida merecessem documentários, estudos e monografias.

Para compor esta publicação, ao longo de mais de um ano de trabalho mergulhamos em inúmeros negativos, contatos e cromos, que datam de 1966 a 2006. Selecionamos os melhores ângulos das primeiras fotografias registradas em sua câmera Olimpus Trip, da visita como mochileiro na década de 1970 ao continente europeu e Estados Unidos, dos ensaios em viagens pelo Brasil em sua motocicleta, das andanças pelo Ceará, da coleção de portraits das crianças Tapeba e das crianças das Américas, dos registros dos Albanitos, da documentação do movimento alternativo, da seleção cuidadosa das fotos da sua filha Emilia, que assina agora esse projeto gráfico.

José Albano é singular. Conviver com o personagem e ter contato com suas fotografias é ser conduzido a vivenciar intensamente a experiência da emoção. Apreciar, nestas páginas, um recorte antológico de seu acervo é um privilégio.

Patricia Veloso – Editora

Anúncios

4 comentários

  1. José Albano, Parabéns pelos 40 anos de foto e pelo livro. Gostaria de comprar o mesmo como faço? Onde encontro?


    • Podemos enviar pelo correio o livro diretamente para vc. Para isso, entre em contato com a Emilia, minha filha que mora em São Paulo e tem exemplares a venda. Segue e-mail: emiliaalbano@yahoo.com.br ou (11) 9294-8842 / (11) 3554-9294. Um abraço do Zé!


  2. Não encontrei o livro no Rio nem em S. Paulo, como posso adquiri-lo.


    • Podemos enviar o livro diretamente pelo correio para vc. Para isso, entre em contato com a Emilia, minha filha que mora em São Paulo e tem exemplares a venda. Segue e-mail: emiliaalbano@yahoo.com.br ou (11) 9294-8842 / (11) 3554-9294. Um abraço do Zé!



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: