h1

Motociclando

Comprei minha moto em 1984, uma Honda 125 ML ano ‘83, aos 40 anos de idade. Julguei ser essa a minha idade limite para tentar o motociclismo, pois mais velho eu não teria mais coragem.

crepúsculo em goiás

Crepúsculo em Goiás

Com a minha moto, viajo pelo menos duas vezes por ano pelo Ceará, pelo Brasil. Viajar de moto me proporciona as maiores emoções do motociclismo, não só pelo ato físico em si – a enxurrada de estímulos visuais enquanto avanço pela paisagem desconhecida, enfrentando sol, chuva, vento, calor e frio – mas também pela oportunidade de me desligar das rotinas do dia-a-dia, a possibilidade de ouvir meu pensa-mento, uma viagem interior onde tenho tempo de passar a vida a limpo, refletir, tomar decisões. Por isso, quase sempre viajo só. E quase sempre pernoito no meio da paisagem deserta onde minha barraca, o saco de dormir e o kit de cozinha, garantem minha independência dos dormitórios de beira de estrada.

Decida de Tianguá

Descida de Tianguá - CE

As fotos são testemunho do meu amor pelas nossas paisagens e por esse harmonioso e belo conjunto de peças móveis chamado motocicleta, um veículo extremamente sensual, simples, prático, barato, que me proporciona a emoção de jogar meu corpo contra os elementos a 100 por hora, “desenhando” o meu percurso com a mão direita que controla a aceleração, mas também o freio!

074-ying yang alto paraíso

Ying yang - Alto Paraíso de Goiás

Justificando o slogan e o símbolo da Honda, na minha moto me sinto “nas asas da liberdade!”

Anúncios

17 comentários

  1. gostei muito de suas palavras sabias, ao descrever sua viagem, independente da cilindrada de sua companheira ou da sua idade.
    as condições adversas como: sol, chuva, calor, frio e vento são elas q diferenciam o motociclista de qualquer outro vivente, fazendo com q ele seja o unico vivente a ouvir o seu propio pensamento!


    • Olá Everaldo. Grato pelas palavras gentis! Tenho uma boa notícia: O capítulo “Motociclando” do meu livro apresentado no blog foi expandido em um novo livro, lançado essa semana, que se chama “MANUAL DO VIAJANTE SOLITÁRIO – Rodando de 125cc nas estradas do Brasil”. O livro é ilustrado com 106 fotos e mostra em detalhes a minha maneira de viajar de moto. Saiba mais no blog específico do novo livro: http://www.manualdoviajantesolitario.wordpress.com
      E boa viagem! Um abraço do José Albano


  2. Caro Zé Albano,

    Acabei de ler o seu Livro! Fantástico! Tenho uma yamaha 250cc, mas estou pensando seriamente em comprar uma Suzuki Intruder 125cc e pegar a estrada! Não sei se vou ter coragem de acampar no meio do nada como você relata no livro, longe de qualquer poste de rede elétrica! Talvez peça pra armar minha barraca próximo a alguma fazenda!
    Parabéns pela iniciativa, que vai povoar a mente de muitos motociclistas, incentivando-os a fazerem o mesmo! Um forte abraço!


    • Olá Daniel:
      A coragem surge com a experiência! É só ter a coragem de partir e encarar cada dia como uma nova viagem!
      Abraço do José Albano


  3. Caro J Albano, sou um apaixonado por viagens de moto e gostaria de saber como consigo ter o seu livro. Um agrande abraço e fica com Deus.


  4. Caro Albano
    Estou teclando este email de Portugal. Estando perto de completar 50 anos de idade, e andando de moto desde os 17, e depois de viajar de moto por varios cantos da Europa e Marrocos, sempre com motos de alta cilindrada, tenho vindo ultimamente a decobrir a maravilha das motos de baixa cilidrada. Não descarto uma viagem a solo com uma motinha dessas.
    Penso que o seu livro poderá ter alguns concelhos uteis, além da sua história de viajante que deve ser deveras interessante. Como poderei comprar o livro aqui em Portugal? Será que posso fazer uma transferencia bancária, e você enviar-me o livro depois? Um bem haja, e sucesso para a venda do livro.
    Cumprimentos de Portugal


    • Olá Luis:
      Desculpa os tantos dias que levei para responder ao seu comentário… Repassei a sua consulta para a editora que está vendo como atender ao seu pedido por intermédio das redes de livrarias que vendem meu livro aqui no Brasil: Saraiva e Cultura. Você pode também acessar pela Internet, usando a pesquisa do Google, os sites de atendimento à distância dessas duas redes e encomendar o livro diretamente com eles (uma das duas deve ter atendimento para Portugal).
      Como você previu, o livro contem a defesa das motos de baixa cilindrada para viagens assim como conselhos úteis resultantes de 20 anos de experiência nas estradas com esse tipo de motocicleta. O livro é ilustrado com fotografias e exemplos de problemas, e soluções, vivenciados nas minhas viagens. Certamente você vai gostar!
      E enquanto não recebe o seu exemplar do livro, você pode saber mais sobre essa edição consultando o blog: http://www.manualdoviajantesolitario.wordpress.com
      ou os sites oficiais da editora e do próprio livro:
      http://www.terradaluzeditorial.com.br ou http://www.manualdoviajantesolitario.com.br
      Abraço do José Albano


  5. Grande José Albano.

    Viajo todos os dias lendo e relendo trechos de seu livro. Estou me preparando para a minha primeira viagem solo e desde já me surpreendo acordando durante as noites de sonhos onde estou na estrada. Eu tenho falado a todos os amigos a respeito de seus livros e de sua comunidade e no ano que vem estarei aí para conhecer a sua maravilhosa pessoa. Onde posso propagandeio seu livro com trechos de sublimes pensamentos de liberdade.
    Um grande e forte abraço,

    Jorge Freitas
    Feira de Santana – Bahia


    • Olá Jorge Freitas!
      Grato pelas palavras gentis! As vezes penso que escrevi esse livro especialmente para leitores inteligentes e sensíveis como você! Te aguardo na Comunidade Sabiaguaba, onde moro, no ano que vem. Aparentemente, você postou esse comentário no meu blog “Fotografias de José Albano”. O livro do viajante solitário tem o seu próprio blog assim como um site oficial. Os endereços são:
      http://www.manualdoviajantesolitario.wordpress.com e:
      http://www.manualdoviajantesolitario.com.br
      Agora você já tem o livro mas esses endereços poderão seu úteis para algum amigo que queira mais informações sobre o mesmo.
      E boa viagem de moto pra você! Abraço do José Albano


  6. Olá Sr Albano,
    Comprei o seu livro, ainda estou lendo. As suas observações e experiências são fantasticas. Comprei minha Suzuki Intruder 125cc, ano 2010/2011, com o intuito, tambem, de viajar. 60anos farei em 2013 e pretendo iniciar minhas viagens. Acredito q sozinha não acamparei nas estradas, mas fiquei tentada lendo o seu livro.. rsrs. Quero lhe agradecer por compartilhar!
    Abç
    Leticia
    Caucaia-CE


    • Olá Leticia: Grato pelas palavras gentis! Fiquei em dúvida sobre o livro que você comprou… Existem dois: “José Albano – 40 Anos de Fotografia”, onde está o capítulo “Motociclando” e o novo livro “Manual do Viajante Solitário – Rodando de 125cc nas Estradas do Brasil”, totalmente dedicado à minha experiência com as viagens de moto e ao motociclismo em geral. Também tem um site do livro e um blog, ambos com o nome “manualdoviajantesolitario.com.br (o site) e “wordpress.com” (O blog). Se você mora em Caucaia, poderá fazer uma “viagem” para conhecer o sítio onde moro, em Sabiaguaba. Pode vir pela Praia do Futuro, atravessar a nova ponte e tomar o rumo da Lagoa Redonda. Na altura dos restaurantes enfileirados do lado direito da estrada, qualquer pessoa poderá indicar onde fica a minha casa. Será um prazer recebe-la para uma conversa ao vivo sobre a paixão do Motociclismo. Fica o meu telefone de contato: 3476 8625. Aguardo. Abraço, Jose Albano


  7. grande josé Albano. ja comprei seu livro, Estou aguardando o
    mesmo, para ler com carinho, ja que fazemos parte desse grande
    ideal, de cultivar essa naturesa divina que Deus nos empresta.
    Tenho 70 anos, sofri um acidente de moto, mas estou recuperando, tenho uma bmw 650, essa moto é muito pesada, apesar do conforto, tem que lidar com ela com muito carinho.
    Estou nessa longinqua cidade de Bauru, maravilhosa, a sua inteira disposiçao, voce sabe que os aventureiros se encontram. Caro
    Albano foi um imenso prazer falar contigo, e tenho a sertesa que
    ficarei feliz em ver suas historias. Abraço. bauru- Jose Roberto, 12:30 hs.


    • Olá José Roberto: Meu desejo é que tenha valido esperar pelo livro! Pouco sei sobre o universo das motos de média e de grande cilindrada… Como confesso no livro, se levasse um tombo numa delas, não seria capaz de levanta-la sozinho… Lidar com as motos com carinho é bom em qualquer idade, qualquer moto. Aos 70 anos, idade que também está me chegando, é melhor ainda. Se – ou quando – vier ao Ceará, terei prazer em receb-lo no meu síitio. Meu telefone é (85) 3476 8625.
      Boa sorte sobre suas duas rodas. Se cuide! Abraço, José Albano


  8. Prezado José Albano,
    Sou de Niterói, RJ, tenho 40 anos e comprei minha moto (250cc) somente aos 35, já tarde, como você. Ainda me restrinjo a passeios por Niterói e mais raramente pela cidade do Rio de Janeiro, mas infelizmente ainda não me aventurei pelas estradas. Comprei seu livro ‘Manual de um viajante solitário’ há quase três anos, e não me canso de ler, reler e me deleitar com as histórias e as suas dicas de viagem. Para mim, viagem tem que ser assim, devagar e sempre, curtida em todos os aspectos, onde chegar ao destino é somente uma consequência. Sou arquiteto e tb apaixonado por fotografia, mas apenas um iniciante nesta sua área de ‘expertise’. Quero parabenizá-lo pela excelente obra e, se possível, um dia conhecê-lo pessoalmente. Grande abraço!


  9. José albano vc poderia enviar uma explicação fografada do forno solar? Assim fica mais intendível!! Grande abraço, sou se fã.


    • Olá Clediston:
      Um dos meus blogs é totalmente dedicado ao forno solar, com desenhos, fotos, receitas, e um roteiro passo a passo para construir um. O nome do blog é “Forno Solar – Você ainda vai ter o seu” e o endereço é http://fornosolar.wordpress.com . Vale a pena dar uma espiada antes de botar as mãos na massa!
      Grande abraço e qualquer dúvida, volte a me contatar!



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: